domingo, 22 de maio de 2011

Colonia del Sacramento - Uruguai

A cidade foi fundada no século XVII pelos portugueses e bastante disputada pela sua situação estratégica, no acesso ao Rio da Prata. O seu controle mudou das mãos dos portugueses para os espanhóis e de volta aos portugueses durante cerca de um século.

Toda essa alternância de poder influenciou na variedade arquitetônica encontrada em Colonia, que é bem diferente de outras cidades coloniais que temos no Brasil. As casas são mesmo um espetáculo…


Foi tombada pelo Patrimônio Histórico Da Humanidade e as suas principais atrações são o Bairro Histórico, a sua bela Orla e o Porto, o real de San Carlos, (uma antiga praça de touros).




Num dos cantos da Plaza Mayor está o Portón de Campo, com o brasão de Portugal, entrada oficial da cidade antiga. Ele faz parte da muralha que contornava a cidade e da qual é possível ver ainda um pouco do que resta, no trecho que vai do portão até o rio.




A famosa Calle de los Suspiros é uma das ruas mais características, com calçada tipo pé-de-moleque bem irregular e as casas mais antigas do bairro histórico, muito simples, em tons de rosa. Algumas são ateliês e lojas de antiguidades. Uma visão muito bucólica e simpática.


Como chegar
A partir de Buenos Aires, de Buquebus são apenas 50 minutos. É um barco confortável, com ar condicionado, lanchonete e free-shop. A partir do cais, a caminhada até o centro histórico é rápida, não mais que dez minutos.

A partir de Montevidéu, a estrada até Colonia tem pouco mais de 180 km. Uma ótima alternativa para chegar até lá é alugar um carro, que pode ser entregue no porto, (para quem pretende ir de lá para Buenos Aires de Buquebus).
A viagem dura cerca de 2 horas, por uma ótima estrada que cruza campos e fazendas de gado, praticamente sem trânsito nenhum!

Onde ficar
A Posada Plaza Mayor se encontra bem no centro do Bairro Histórico, construída sobre um casarão de 1896 e um rancho Português de 1700 com um jardim interno lindo que lembra antigos pátios espanhóis.



Onde comer
Subindo pela Calle Portugal, fica o El Drugstore, restaurante muito charmoso com mesinhas ao ar livre uma decoração inusitada. No cardápio, o carro-chefe são os frutos do mar, seguidos de perto pelas carnes.



Na mesma praça do restaurante ficam também as ruínas da Casa do Governador: na prática restou somente o traçado da casa, com a indicação dos cômodos. Pode-se andar sobre elas através de passarelas.

Quando comecei a escrever não tinha noção de que esse post ficaria enoooorme, mas acho que valeu. O lugar é mesmo lindo! Vale a visita e esse post!

3 comentários:

Lívia disse...

Esse passeio eu já fiz e também indico. Juliana, você me fez lembrar de ótimos momentos. Tenho várias fotos dos mesmos lugares. Rs. Eu fui de BUE pra lá seguindo as mesmas indicações que você deu. Foi bem tranquilo e rápido.Beijo

Mariana Aquino disse...

Juuuuuu, adorei o blog!Muito legal!Sucesso!Bjosss

litudesco disse...

Juliana, parabéns pelo blog! Adorei e depois vou fazer umas comprinhas ...adoro papel!! ~.~
Assim como a Lívia, agradeço as lembranças que vc me proporcionou com seu post, já que Livinha, minha filhota preferida, me deu de presente uma viagem para a Argentina e Uruguai há alguns anos atrás e que, sem dúvida, foi deliciosa!! Colônia do Sacramento é um sonho e tive vontade de mudar, de vez, para lá...hhahhaaa!!
Sucesso!!