quarta-feira, 25 de maio de 2011

mercado municipal paulistano

Quando tirei as fotos que ilustram esse post, nem imaginava que um dia escreveria um blog, mas a vontade de reunir informações sobre as coisas que gosto já existia.

Fiz esse passeio - sim, visitar o Mercadão é um passeio cultural e, claro, gastronômico – quando estava passando uns dias na casa de uma amiga querida que morava em São Paulo.

O Mercado Municipal de São Paulo é visita obrigatória para os amantes da gastronomia e turistas de passagem pela cidade.


No Mercadão, como é carinhosamente chamando pelos seus frequentadores, é possível encontrar uma grande variedade de alimentos – de verduras e legumes fresquinhos, passando por carnes, aves, peixes e frutos do mar de todo o tipo, a massas, doces, especiarias e produtos importados de primeira linha. Isso sem falar no espaço gastronômico, que oferece a oportunidade de degustar saborosos pratos ali mesmo, enquanto se aprecia a beleza arquitetônica do Mercadão.


Localizado na rua da Cantareira, 306 fundado em 1932, para substituir o velho mercado que ficava na 25 de Março, no começo foi utilizado para guardar armamento na Revolução Constitucionalista de 1932.

Ornado com lindos vitrais executados pelo artista russo Conrado Sorgenicht Filho, foi finalmente aberto ao público no dia 25 de Janeiro de 1933.


No Mercadão, merece destaque o lendário Sanduiche de Mortadela. Tão recheado que tem mortadela suficiente pra alimentar uma família inteira. O original é o do Bar do Mané.


Outra parada gastronômica obrigatória é para o sensacional Pastel de Bacalhau (bacalhau mesmo, e muito!). Quem foi lá e não comeu um dos dois, tem que voltar, pois desperdiçou sua visita! E quem foi e comeu (como eu), tem voltar pra comer de novo!


Vale a visita! Seja pelo sanduíche, pelo pastel, pelos restaurantes, pelos ingredientes, pela arquitetura ou pela espetacular mistura de cores e aromas do lugar!

4 comentários:

Clarissa Laurence disse...

Eu adooooro o Mercadão! Passeio garantido de diversão!
Mas faço aqui um protesto. Vc esqueceu de falar que o sanduíche e o pastel devem que ser acompanhados de uma bela Original estupidamente gelada!
Beijo,
Cacaia (a amiga querida visitada)

Lívia disse...

Esse lugar é invrível! A minha primeira visita ao Mercadão foi com você, Ju. Aliás, você e vários amigos. Poxa... Não comi o pastel de bacalhau. Optei pelo de camarão, que também estava ótimo. Agora uma curiosidade... Me ofereceram vinagrete para acompnhar o pastel. Rs. Beijo.

Clarissa Laurence disse...

Em Sampa, quase sempre se come pastel com vinagrete. Nos bares, é acompanhamento da porção de pastel. O de bacalhau é muito bom. E da pra fazer a combinação, comendo um pastel de mortadela!
Comi com Laurinha uma vez que sentamos lá pra almoçar e terminamos a programação às 9 da noite. rs...
Beijo,
a visitada de novo.

Lívia disse...

Uma vez fui com vocês também. Lembra? Depois do pastel comemos bombom de morango! Isso do vinagrete é peculiar de São Paulo, embora eu prefira apenas um molho de pimenta... Rs.