terça-feira, 28 de junho de 2011

Caldo verde

Um dos pratos mais servidos nas festas juninas, o caldo verde é uma refeição perfeita para as noites frias.
Como eu nunca tinha feito, resolvi experimentar uma receita inventada para a noite de São João e, pelo visto, deu certo!


Primeiro cozinhei 15 batatas descascadas (eram pequenas)com uma cebola cortada em quatro gomos, dois dentes de alho e água temperada com sal suficiente para cobrir os ingredientes. Depois que ferveu, juntei a couve (uma xícara) e desliguei o fogo. Deixei esfriar (a couve já fica no ponto com a quentura da água).

Enquando os igredientes cozidos esfriavam, refoguei numa outra panela três dentes de alho bem amassados com azeite. Quando o alho começou a fritar coloquei a linguiça calabreza para refogar. Quando a linguiça já estava dourada, desliguei o fogo para bater os ingredintes cozidos (com água e tudo) no liquidificador. O resultado é um creme liso e uniforme um pouco esverdeado.

Voltei a panela com o refogado de alho e linguiça ao fogo e depois de aquecer, coloquei o creme do liquidificador. Esperei ferver e acrescentei um copo de requeijão. Depois continuei mexendo para que reduzisse um pouco.
Somente na hora de servir é que adicionei a couve (mais meia xícara) para que ela não ficasse opaca e nem muito mole. Para servir salpiquei salsinha e cebolinha sobre o caldo verde. Uma delícia!

2 comentários:

Vera disse...

Juju, vou seguir esta receita e depois mostro o resultado...mas estou pensando em tirar o reme de leite para que o caldo fique um pouco "mais magro"...mas acho que deve ficar delicioso! Vou trazer o resultado. Beijosssssssssss

Lívia disse...

Essa receita eu provei e aprovei. Adorei, Ju! Delícia!!!